quarta-feira, 1 de abril de 2009

Individualismo e caos no trânsito
Motoristas brasileiros carecem de noções de civilidade e de espaço público, diz estudo
O trânsito caótico da cidade de São Paulo foi escolhido como palco de um estudo sobre o comportamento dos condutores, envolvendo a percepção que têm de espaço público. Fosse um teste, estaria reprovada a maioria dos entrevistados, que assume uma postura individualista na qual o interesse pessoal está acima da lei e, portanto, do bem-estar coletivo.

"Não há noção de espaço público e de civilidade na orientação da conduta dos usuários de trânsito em São Paulo", afirma a socióloga Alessandra Olivato, responsável pela pesquisa, base de sua dissertação de mestrado defendida em 2002, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP).
Foram feitas entrevistas de cerca de uma hora com 54 pessoas, abordadas nas ruas de São Paulo, pertencentes às seguintes categorias: pedestres, motoboys, motoristas de carro, ônibus, táxi e lotação. Cada um falou livremente da percepção que tem de si mesmo e dos outros no trânsito, como entende as leis e autoridades, o espaço público e a civilidade.
A partir dos resultados, Olivato observou que há uma 'lógica privada' que rege a conduta dos agentes do trânsito. "Nessa lógica a tentativa de cumprir a lei, por exemplo, não está relacionada ao bem comum, mas a princípios religiosos, ao caráter ou à boa educação familiar", diz. A maioria dos entrevistados admite cometer infrações, via de regra justificadas por motivos pessoais, que são sentidos como prioritários à lei. Boa parte refere-se às leis como meramente punitivas, considerando as autoridades de trânsito rigorosas e injustas, e relaciona os pedestres, assim como os demais motoristas, a 'obstáculos' do trânsito.
A pesquisadora associa a má conduta dos motoristas a uma tendência à privatização do espaço público, predominante nas duas últimas décadas, seguida da desvalorização do mesmo. "Hoje o espaço público é sentido como um lugar desagradável, devido a fatores como violência e poluição de todos os tipos", diz Olivato, que lembra que o espaço público é o 'lugar do cidadão'.
A tendência é agravada por fatores históricos que imprimiram um sentido negativo à cidadania brasileira. "Não há orgulho em dizer 'sou cidadão' no Brasil. Sentimos ter deveres mas não direitos", diz, acrescentando que em um país onde as pessoas não se sentem cidadãs, a individualidade acaba prevalecendo. "Isso afeta a nossa conduta no trânsito, tornando-a hostil e agressiva", afirma a socióloga.
O estudo também relaciona tal comportamento à má formação dos condutores e destaca o Novo Código de Trânsito, em vigor desde 1998, como um importante instrumento de possível mudança na conduta dos motoristas. Com ele, algumas auto-escolas substituíram a formação tradicionalmente técnica dos condutores por cursos que incluem noções de civilidade e direção defensiva -- em que o condutor deve prever os eventos no trânsito --, além de palestras e noções de primeiros socorros essenciais à boa convivência nesse espaço público. Mas os resultados ainda são muito incipientes.
Enquanto os motoristas e pedestres não desenvolvem uma educação cívica no trânsito, baseada no sentimento de co-responsabilidade pelo bem coletivo, a punição prevista nas leis ainda contribui para coibir as infrações e defender uns dos outros no caos urbano.
Ciência Hoje 192, abril 2003
Maria Ganem,
Ciência Hoje/RJ

6 comentários:

  1. allydielson sampaio 1c Cariri

    Na rua São Pedro, em Juazeiro, camelôs chegam a ocupar a faixa de pedestres (Foto: Elizângela Santos)

    As dificuldades do trânsito de Juazeiro do Norte volta a ser tema de debate, por ainda não ter sido encontrada solução

    Juazeiro do Norte. Camelôs ocupando espaços de estacionamento nas principais ruas deste município, acúmulo de transportes alternativos clandestinos, grande número de mototaxistas e aumento substancial da frota de veículos. Esses problemas são relacionados como a principal causa do caos que se tornou o trânsito de Juazeiro nos últimos anos, por conta do grande fluxo de visitantes da cidade e consumidores de outras cidades. A dificuldade de viabilizar alguns projetos foi salientada pelo Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) por conta de situações que envolvem os próprios comerciantes, em uma reunião, ontem, na Câmara de Dirigentes Lojistas de Juazeiro do Norte.

    A presidente da CDL de Juazeiro, Ana Salustriano, destacou a necessidade de organização do trânsito. Segundo ela, há 21 anos possui comércio no Pirajá e, do seu tempo, é a única que continua, mas está praticamente inviabilizado o comércio no local, por falta de condições de estacionamento e organização do comércio. As barracas tomam as ruas.

    Debate

    Mesmo com a iniciativa da administração há alguns anos de retirada dos camelôs das ruas da cidade, principalmente das principais vias do comércio, o problema constantemente volta a ser tema de debate, por não ser encontrada até hoje uma solução. O ex-secretário de Meio Ambiente de Juazeiro, Francisco Silva Lima, afirmou que faltou mais incentivo dos próprios comerciantes. A alternativa de alocação dos camelôs não agradou os poucos que ainda foram para um prédio no fim da Rua São Pedro.

    O diretor da CDL, João Almeida, apresentou exemplos de organização do trânsito na cidade de Iguatu. Ele propôs formas de organização, como locais direcionados apenas para motocicletas, carros e transportes alternativos, para facilitar a situação aos condutores. Segundo o diretor do Demutran, Hamilton Macedo, a situação esbarra muitas vezes nos próprios proprietários de lojas que não querem ter apenas motos estacionadas em frente ao seu estabelecimento, mas querem espaços para os clientes que têm automóveis.

    Ele ressaltou que algumas medidas são tomadas em relação aos problemas, mas diz que são muitos que se acumulam em Juazeiro e não dá para se resolver de uma hora para outra. Nos locais onde há descarga de mercadorias, ele afirma ter grande parte desses locais com problemas e vem buscando alternativas para melhorar este setor. A proteção à vida tem sido uma das metas do órgão, conforme ele, e foram colocadas lombadas em cerca de 80 locais. Nessas áreas, os acidentes praticamente deixaram de ocorrer. Até o fim do ano, ressalta, deverão ser colocados semáforos em alguns cruzamentos de grande movimentação. A maior dificuldade tem sido a falta de recursos.

    O secretário de Segurança de Juazeiro, capitão Vieira Neto, destacou a necessidade de se resolver o problema, mas os vendedores não podem ficar desamparados. "São duas soluções que precisam ser estudadas". Destacou que diariamente chegam a cidade cerca de 300 topiques, além das já existentes. No caso das motos, são hoje cerca de 15 revendedoras, colocando no mercado pelo menos 600 motos por mês.

    A presidente da CDL entregou um documento ao secretário de Segurança de Juazeiro, onde estão contidos os principais problemas apontados pela categoria, para que sejam viabilizadas soluções. O diretor do Demutran disse que um dos projetos a ser possivelmente implementado é o estacionamento rotativo.

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  2. RELATORIO SOBRE O TEMA:TRANSITO
    DAMIÃO DAVÍ DA SILVA 1ª ANO "G"

    ÁS 18:30 HS DOP DIA 25 DE AMRÇO DE 2009,ACONTECEU UM GRAVE ACIDENTE NA RUA AVENIDA CARLOS CRUZ COM A TODOS OS SANTOS.A VITIMA IA ATRAVESSAR A RUA QUANDO UM INDIVIDUO ATROPELOU A VITIMA.FATUROU O BRAÇO DIREITO E OUTRAS COISAS GRAVES, ELA VOU LEVADA URGENTIMENTE PARA O HOSPITAL TASSO JERESSATI,NA QUAL ESTAVA TOMANDO TODOS OS MEDICAMENTOS.
    TODOS OS SERES HUMANOS DEVEM SABER QUE O TRANSITO NAO É UM JOGO DE CONTROLE E SIM UM VERDADEIRO MOTIVO PRA SABER CONTROLAR A SUA PROPRIA VIDA ATRAVES DO TRANSITO.SE FOR DIRIGIR NAO BEBA E SE FOR BEBER NAO DIRIGA.

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  3. Feito por: Bruno Daby Figuerêdo de Souza
    1° C
    Polivalente




    Transito em Juazeiro do Norte
    Nas rodovias e ruas do Interior, o trânsito é lugar de total insegurança, com flagrantes registrados frequentemente Juazeiro do Norte. É evidente o flagrante de insegurança no trânsito nos municípios do Interior do Estado. Criança guiando trator na rodovia, uma família inteira numa moto, sendo apenas o motociclista com capacete, cavalos montados por jovem no meio de motos, carrocerias lotadas por pessoas e carga, falta do uso de capacetes e muito mais são casos frequentes nos municípios. A fiscalização não acompanha a crescente desobediência no trânsito. Na grande maioria das cidades cearenses, o trânsito ainda não está municipalizado. Conforme dados do Departamento Estadual de Trânsito do Estado (DETRAN), dos 184 municípios apenas 46 conseguiram ter os seus órgãos executivos municipais de trânsito. Os municípios de maior porte do Estado a exemplo de Sobral, Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, já têm seus departamentos, mas a maioria têm enfrentado problemas relacionados ao disciplinamento dentro dos municípios. Mas, o próprio DETRAN, conforme avaliação do assessor de comunicação do órgão, Paulo Ernesto Serpa, vê de forma positiva os trabalhos que têm sido feito por meio dos órgãos executivos nos municípios do Interior. Em Juazeiro do Norte, conforme o diretor do Demutran, Hamilton Macedo, há quase dez anos de implantação do órgão, há problemas que vêm sendo enfrentados e que muitas vezes dependem de uma determinação superior para serem solucionados. Ele cita o caso do transporte alternativo. Nos últimos anos têm aumentado o número desse tipo de condução, não apenas no município, mas em todo o Interior. A falta de regularização da categoria acaba inviabilizando o trabalho de fiscalização, já que há alguns cadastrados em cooperativas e associações e outros não. Segundo ele, são quase 1.300 cadastrados, mas somente 400 estão regularizados. Pelo menos mil realizam o transporte clandestinamente. Saúde pública Com uma frota 19.726 veículos em circulação, o Crato enfrenta os mesmos problemas da maioria das cidades do Interior: falta de estacionamento, desobediência às leis do trânsito e os conseqüentes acidentes. "Hoje, o trânsito é uma questão de saúde pública", diz o chefe de gabinete do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), Daniel Alencar Abagaro, explicando que o alto índice de acidentes é a principal preocupação dos agentes de trânsito. "A prevenção de mortes e seqüelas provocadas por acidentes nas ruas e estradas passou a fazer parte das preocupações das autoridades que vêm buscando formas de contribuir para a redução da violência no trânsito, promovendo campanhas educativas e ministrando aulas nas escolas". O maior problema, segundo Abagaro, é a falta do uso do capacete. Outra dificuldade enfrentada é a poluição sonora. O proprietário compra uma moto nova e substitui o escapamento de fábrica por um tipo Kadron, que produz um barulho maior. Abagaro diz que o Crato é a única cidade do Cariri a possuir um decibelímetro, equipamento utilizado para realizar medição de níveis de ruído. Todavia, os exibicionismos e imprudências, principalmente dos motociclistas, são registrados com frequência nas madrugadas e fins de semana Motoristas e motociclistas reconhecem a importância do controle de tráfego. Entretanto, muitos criticam o DETRAN e a Companhia de Patrulhamento Rodoviário (CPRV). Os motoqueiros se sentem perseguidos e não entendem porque os fiscais não agem nos períodos de maior risco, quando ocorrem festas na cidade. O maior número de acidentes é registrado na saída delas. CAUSAS DE ACIDENTES Imprudência em motos é problema Juazeiro do Norte. Excesso de passageiros em motocicletas, crianças sobre o tanque de combustível das motos, avanço de sinal, condutores de veículos alcoolizados, trabalhadores em cima de carradas de mercadorias e passageiros em demasia nas carrocerias de caminhonetes e caminhões. Esses são os principais exemplos de imprudência no trânsito, na região do Cariri. De acordo com o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e com a Companhia de Policiamento Rodoviário (CPRV), as principais causas de acidente no trânsito estão relacionadas com a imprudência por parte dos condutores de veículos. Esses órgãos não têm estatísticas sobre o número de acidentes relacionados com o comportamento imprudente dos condutores de veículos, mas em quase todos os fins de semana há vítimas do trânsito cada vez mais violento. Nas cidades, a maioria dos casos de imprudência está relacionada com o excesso de passageiros nas motos, o não uso de capacete por parte dos garupeiros, desrespeito à sinalização e avanço de preferencial. "Vamos começar um trabalho educativo com a temática da paz no trânsito", anunciou o coordenador do Demutran, em Iguatu, coronel Wilton Oliveira. "Há uma questão de costume que precisa ser mudado". Zona norte Animais na pista, imprudência na estrada, camionetes superlotadas, ciclistas na contra-mão, são apenas alguns dos muitos problemas verificados na zona norte do Estado. De acordo com o supervisor da 3ª Regional de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) de Sobral, Raimundo Donizete Braga, responsável pela cobertura de 36 municípios, a lei não permite o trânsito de passageiros em veículos que são autorizados para fazer transporte de cargas. Mas, segundo ele, a prática é enraizada na cultura do povo e faz parte da rotina não só dos municípios, mas de todos os distritos da região.
    Apesar de ser uma cidade de médio porte, Juazeiro apresenta um transporte caótico no centro. Durante o horário comercial é comum que se formem engarrafamentos e faltem vagas para estacionar os veículos, isso porque as ruas são estreitas e não comportam o fluxo de automóveis.
    A situação se complica em época de romaria, quando milhares de romeiros visitam a cidade e as ruas são tomadas por caminhões pau-de-arara. Muitos comerciantes instalam barracas nas ruas e calçadas do município para atender os romeiros, dificultando ainda mais o tráfego.
    Para solucionar o problema, existe um projeto aguardando execução, trata-se do Anel Viário de Juazeiro do Norte, uma obra orçada em pouco mais de 100 milhões de reais, com um percurso de aproximadamente 43 quilômetros que visa melhorar o fluxo de veículos na cidade, permitindo um mais rápido deslocamento entre as diversas partes do municipio, como: Aeroporto, Cidade Universitária, Distrito Industrial, Horto e Centro de Apoio aos Romeiros; como também o melhoramento do acesso aos municípios vizinhos, principalmente Caririaçu[13]. [14]
    O transporte público urbano é explorado por três empresas de ônibus, Viação São Francisco, Viação Lobo e Expresso Bom Jesus do Horto. As empresas Viação Brasília, Via Metro e Rápido Quitaiús são responsáveis pelo transporte intermunicipal, ligando Juazeiro aos municípios vizinhos Barbalha, Caririaçu, Crato e Missão Velha. Das empresas citadas, três pertencem ao mesmo proprietário, São Francisco, Lobo e Rápido Quitaiús.
    Os chamados transportes alternativos, representados por moto-táxis e topics, não são regularizados, entretanto são muito utilizados pela população. Não há nenhum tipo de repressão por parte da prefeitura ou do departamento de trânsito.
    Autuação de 241 motoristas é novo recorde da lei de alcoolemia zero


    Os 241 motoristas, que receberam, no período de 8 a 11 de janeiro último, o auto de infração do DETRAN-CE por estarem dirigindo alcoolizados, bateram mais um recorde desde que o órgão passou a fiscalizar no Estado, com base na Lei de Alcoolemia Zero ou Lei Seca como é chamada a Lei 11.705. O recorde anterior foi 218 motoristas, registrado na primeira semana de 2009.
    Dos 241 casos da última semana, 17 motoristas foram detidos. Os números totais apontam 1.927 motoristas flagrados com álcool no sangue, dos quais 280 detidos pela Lei Seca no Ceará. Desde 0 dia 2 de agosto até 11 de janeiro, as equipes do DETRAN-CE realizam mais de 30 mil testes de bafômetro. Cada equipe trabalha pelo menos com um bafômetro.
    O DETRAN realizou fiscalização em 28 municípios, inclusive Fortaleza, com 50 equipes, integradas por agentes do DETRAN e da Polícia Militar, por meio da Companhia de Policiamento Rodoviário. Foram feitos 6.800 exames com bafômetro somente em 2009.
    A Lei 11.705, que entrou em vigor no dia 20 de junho de 2008, determina que o motorista autuado responde a processo administrativo no DETRAN e caso a autuação seja confirmada, terá sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa por um ano e pagará multa de R$ 957,50. A autuação administrativa ocorre quando o resultado do teste do bafômetro acusar de 0,11 a 0,29 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões. E a autuação é por crime de trânsito quando o resultado do teste do bafômetro indicar igual ou acima de 0,30 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões. Nesse caso o motorista é detido em flagrante. No início das operações somente dois bafômetros estavam em operação. Agora, são 62 equipamentos que o DETRAN-CE utiliza em suas blitzs.
    O superintendente do DETRAN-CE, João Pupo, lamenta o crescimento do número de pessoas autuadas com base na lei da alcoolemia zero, por entender que isso demonstra a despreocupação com a própria vida. Segundo ele, quanto mais motorista que deixar de dirigir após ingerir bebida alcoólica mais vidas serão preservadas e menos acidentes de trânsito serão registrados. É por isso que as autoridades de trânsito festejam quando até uma pessoa deixa de figurar nas estatísticas de mortos por acidente de trânsito. A redução de mortes e acidentes nas vias públicas é o objetivo de quem atua nos órgãos executivos de trânsito, lembrou João Pupo.
    As cidades onde formas foram registradas as ocorrências, com os respectivos números de casos, no último final de semana, foram as seguintes: Fortaleza (50 casos), Juazeiro do Norte (53), Russas (18), Maracanaú (13), Quixeramobim (12), Sobral (10), Brejo Santo (9), Maranguape (8), Ubajara (7), Caucaia (7), Itapipoca (6), Paracuru (5), Redenção (5), Itaiçaba (5), Paraipaba (5), Aquiraz (4), Trairi (3), Morada Nova (3), Quixadá (3), Pindoretama (3), Aracoiaba (3), Aracati (2), Baturité (2), Ipu (2), Fortim (1), Iguatu (1) e Tauá (1).

    Assessoria de Comunicação do DETRAN-CE
    Responsável: Paulo Ernesto Serpa
    8739.4259
    3101.5813
    3101.5823
    pauloernesto@detra.ce.gov.br
    Agentes do DEMUTRAN presos em flagrante em Juazeiro do Norte
    POLÍCIA
    "Os agentes do DEMUTRAN Roberlanio da Silva,29 anos e Ana Ruth Dias Silva, 27 anos, foram presos em flagrante, na tarde de ontem, em Juazeiro do Norte. Segundo a polícia,eles teriam extorquido o motociclista Francisco Eliomar de Sousa, 26 anos, que não estava conduzindo sua CNH tão pouco o documento da moto pertencente a Enio César dos Santos Alves, 25 anos. De acordo com Francisco, teve que desembolsar a quantia de cem reais exigido pela agente Ruth para ser liberado."
    Fonte:Site Miséria
    Pesquisa feita por mim nas ruas
    Observei que a maior infração de trânsito que ocorre em Juazeiro do Norte é o não uso do capacete por pilotos e passageiros de motocicletas. Outra infração que ocorre com frequência é feita pelos pedestres que atravessam as ruas e principalmente as avenidas fora das faixas de pedestre. Os ciclistas também contribuem muito para um trânsito caótico percorrendo na maioria das vezes varias ruas na contra mão, mas Juazeiro não possui muitas ciclovias.

    ORIGENS DA PEQUISA: site do DETRAN-CE,site Miséria, e observações que fiz nas ruas de Juazeiro do Norte.

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  4. o trânsito realmente é um caos não só em São Paulo mais também em varios outros países ou cidades.
    Muitas pessoas não obedecem as regras postas no trânsito:os sinais,as faixas de pedestres,entre outras.
    hoje dia 15/04/09,um flagrante na Avenida Ailton Gomes,na qual uma moto,de placa não identificada,atravessou o sinal vermelho e quase atropelava uma senhora que aparentava ter
    os seus 62 anos de idade,ou seja,não é só nas grandes cidades que o trânsito está um verdadeiro problema,aqui no Juazeiro do Norte nós também corremos esse grande perigo ao sairmos de casa!
    equipe:damarys yomara
    natalia maria
    sara silva
    taina
    primeiro "A"

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  5. Equipe:Paloma
    Arthur
    Anna Cláudia
    Ohanny
    1º Ano "C" - Manhã - Polivalente

    Insegurança no trânsito de Juazeiro

    Juazeiro do Norte. É evidente o flagrante de insegurança no trânsito nos municípios do Interior do Estado. Criança guiando trator na rodovia, uma família inteira numa moto, sendo apenas o motociclista com capacete, cavalos montados por jovem no meio de motos, carrocerias lotadas por pessoas e carga, falta do uso de capacetes e muito mais são casos freqüentes nos municípios. A fiscalização não acompanha a crescente desobediência no trânsito. Na grande maioria das cidades cearenses, o trânsito ainda não está municipalizado.

    Conforme dados do Departamento Estadual de Trânsito do Estado (Detran), dos 184 municípios apenas 46 conseguiram ter os seus órgãos executivos municipais de trânsito. Os municípios de maior porte do Estado a exemplo de Sobral, Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, já têm seus departamentos, mas a maioria têm enfrentado problemas relacionados ao disciplinamento dentro dos municípios. Mas, o próprio Detran, conforme avaliação do assessor de comunicação do órgão, Paulo Ernesto Serpa, vê de forma positiva os trabalhos que têm sido feito por meio dos órgãos executivos nos municipios do Interior.

    Em Juazeiro do Norte, conforme o diretor do Demutran, Hamilton Macedo, há quase dez anos de implantação do órgão, há problemas que vêm sendo enfrentados e que muitas vezes dependem de uma determinação superior para serem solucionados. Ele cita o caso do transporte alternativo. Nos últimos anos têm aumentado o número desse tipo de condução, não apenas no município, mas em todo o Interior. A falta de regularização da categoria acaba inviabilizando o trabalho de fiscalização, já que há alguns cadastrados em cooperativas e associações e outros não. Segundo ele, são quase 1.300 cadastrados, mas somente 400 estão regularizados. Pelo menos mil realizam o transporte clandestinamente.

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  6. Trânsito de juazeiro do norte

    Em juazeiro do norte é evidente o flagrante de insegurança no trânsito. Criança dirigindo carros e motos nas ruas e rodovias, uma família inteira numa moto, sendo apenas o motociclista com capacete, cavalos e jumentos montados por jovem no meio de motos, carrocerias lotadas por pessoas e carga, falta do uso de capacetes e muito mais são casos freqüentes. A fiscalização não acompanha a crescente desobediência no trânsito.
    No dia 20/04/09 nossa equipe saiu pelas ruas São Paulo, Alencar Peixoto e Santa Luzia e nós deparamos com muitas coisas erradas pelo trânsito, como um caso lamentável que vimos em juazeiro são alguns carros que param em cima da faixa de pedestre, impedindo pedestre passar pela faixa, carros ultrapassando o sinal vermelho. Outro caso são as barracas do Mercado Central que há anos se instalaram na Rua São Paulo, entre as ruas Alencar Peixoto e Santa Luzia sairão de lá e ficarão em um galpão onde funcionava um estacionamento, na própria Rua São Paulo, mas um quarteirão abaixo. É mais uma medida da prefeitura na tentativa de melhorar o trânsito caótico de Juazeiro. Algo importante que também precisa ser efetivado é a retirada de mercadorias das calçadas, para melhorar o fluxo de pedestres.



    Nomes: Rannael adsson
    Felipe Ferrucio
    Marcio suelington
    Jaelson lima
    serie: 1° ´´A``

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