quarta-feira, 1 de abril de 2009

Introdução à Cinemática

Cinemática é a parte da física que estuda o movimento sem se preocupar com os motivos (força) que originam esse movimento. As forças são estudadas na dinâmica.

Para chegarmos ao estudo da dinâmica teremos que organizar informações sobre a posição, o deslocamento, o espaço percorrido, a velocidade, a rapidez e a aceleração dos corpos que estudaremos aqui na Cinemática.

Conceitos Básicos

1. Espaço

Considere um corpo em movimento em uma trajetória (percurso) conhecida . Sua posição nessa trajetória irá depender de um ponto de referência que podemos simbolizar por o. O deslocamento desse corpo a partir de o é a posição dele na trajetória, e esse percurso feito pelo corpo é denominado espaço, simbolizado pela grandeza s.

Exemplo:
Quando estamos viajando e passamos por uma placa Km 25, por exemplo, entendemos que estamos a 25 km do Km 0 que pode ser considerado a origem da trajetória.


No ponto o, denominada origem do espaço, o espaço s é igual a zero, pois não ocorreu deslocamento.

Em qualquer outro ponto dessa trajetória o espaço poderá assumir valor negativo ou positivo, dependendo da sua orientação que indica o sentido para o qual o espaço cresce.


O Sistema Internacional de Unidades (SI) estabelece como unidade de medida do espaço o metro (m).

2. Deslocamento Escalar

Como no item anterior, deslocamento é o espaço percorrido em uma determinada trajetória.
Veja:



Um corpo em uma mesma trajetória em espaços diferentes.

Concluímos que a variação dos espaços e tempo percorridos por esse corpo é calculado da seguinte forma:

∆S = S2 - S1 ∆t = t2 - t1

Então, se o corpo desloca:
• no sentido da trajetória: S2 > S1 → ∆S > 0

• no sentido oposto ao da trajetória: S2 <>1 → ∆S <>

Agora, se no instante t1 e t2, o corpo estiver na mesma posição teremos:

5 comentários:

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    ESPECIAIS - A CULTURA DO AUTOMOVEL EM DEBATE

    Individualismo e caos no trânsito
    Motoristas brasileiros carecem de noções de civilidade e de espaço público, diz estudo
    O trânsito caótico da cidade de São Paulo foi escolhido como palco de um estudo sobre o comportamento dos condutores, envolvendo a percepção que têm de espaço público. Fosse um teste, estaria reprovada a maioria dos entrevistados, que assume uma postura individualista na qual o interesse pessoal está acima da lei e, portanto, do bem-estar coletivo.

    "Não há noção de espaço público e de civilidade na orientação da conduta dos usuários de trânsito em São Paulo", afirma a socióloga Alessandra Olivato, responsável pela pesquisa, base de sua dissertação de mestrado defendida em 2002, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP).
    Foram feitas entrevistas de cerca de uma hora com 54 pessoas, abordadas nas ruas de São Paulo, pertencentes às seguintes categorias: pedestres, motoboys, motoristas de carro, ônibus, táxi e lotação. Cada um falou livremente da percepção que tem de si mesmo e dos outros no trânsito, como entende as leis e autoridades, o espaço público e a civilidade.
    A partir dos resultados, Olivato observou que há uma 'lógica privada' que rege a conduta dos agentes do trânsito. "Nessa lógica a tentativa de cumprir a lei, por exemplo, não está relacionada ao bem comum, mas a princípios religiosos, ao caráter ou à boa educação familiar", diz. A maioria dos entrevistados admite cometer infrações, via de regra justificadas por motivos pessoais, que são sentidos como prioritários à lei. Boa parte refere-se às leis como meramente punitivas, considerando as autoridades de trânsito rigorosas e injustas, e relaciona os pedestres, assim como os demais motoristas, a 'obstáculos' do trânsito.
    A pesquisadora associa a má conduta dos motoristas a uma tendência à privatização do espaço público, predominante nas duas últimas décadas, seguida da desvalorização do mesmo. "Hoje o espaço público é sentido como um lugar desagradável, devido a fatores como violência e poluição de todos os tipos", diz Olivato, que lembra que o espaço público é o 'lugar do cidadão'.
    A tendência é agravada por fatores históricos que imprimiram um sentido negativo à cidadania brasileira. "Não há orgulho em dizer 'sou cidadão' no Brasil. Sentimos ter deveres mas não direitos", diz, acrescentando que em um país onde as pessoas não se sentem cidadãs, a individualidade acaba prevalecendo. "Isso afeta a nossa conduta no trânsito, tornando-a hostil e agressiva", afirma a socióloga.
    O estudo também relaciona tal comportamento à má formação dos condutores e destaca o Novo Código de Trânsito, em vigor desde 1998, como um importante instrumento de possível mudança na conduta dos motoristas. Com ele, algumas auto-escolas substituíram a formação tradicionalmente técnica dos condutores por cursos que incluem noções de civilidade e direção defensiva -- em que o condutor deve prever os eventos no trânsito --, além de palestras e noções de primeiros socorros essenciais à boa convivência nesse espaço público. Mas os resultados ainda são muito incipientes.
    Enquanto os motoristas e pedestres não desenvolvem uma educação cívica no trânsito, baseada no sentimento de co-responsabilidade pelo bem coletivo, a punição prevista nas leis ainda contribui para coibir as infrações e defender uns dos outros no caos urbano.
    Ciência Hoje 192, abril 2003
    Maria Ganem,
    Ciência Hoje/RJ



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  2. Escola polivalente 1º B

    Amanda Pereira
    Ana Kelly
    Vanessa Tavares
    Wallyson Kelson



    Hoje o trânsito de Juazeiro do Norte está um verdadeiro caos.A nossa equipe flagrou no que no nosso dia-a-dia há várias infrações cometidas por boa parte dos motoristas de carros e principalmente de motos,como:automóveis estacionados em locais proibidos,outros parados em cima da faixa de pedestre,alguns ultrapassando o sinal de trânsito,motoristas dirigindo embreagados,motoqueiros descalços,sem capacete e com mais de duas pessoas na moto;foi por tudo isso e muito mais que Juazeiro do Norte foi dita a cidade do Ceará que mais foi encontrada motoristas embreagados.
    Tudo isso está acontecendo porque as pessoas que estão tirando a Carteira de Habilitação estão tendo uma formação inadequada,portanto estão com uma conduta errada na prática.
    Não é só os condutores de veículos que estão errados,os pedestres também colaboram para os acidentes que ocorrem,atravessando as avenidas com o sinal fechado para eles,por exemplo.
    Enquanto os motoristas e os pedestres não começam a se concientizar dos erros cometidos vai continuar havendo mortes,pessoas com problemas devido a esses acidentes,paralíticas para o resto da vida.Está na hora da sociedade acordar,pois algum dia desses essas infrações podem prejudicar á eles ,coisa que eles nunca iriam imaginar que poderia acontecer.

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  3. Grupo :Jéssica Dayane
    Jessyca Nayane
    Clara Ingrid

    Série: 1° 'C'

    Bom,o que nós achamos sobre o trânsito do Juazeiro Do Norte é que tem pais irresponsáveis que dão transportes aos seus filhos menores de idade que acabam por cometer alguns acidentes com pessoas que não tem nada haver,não respeitam os sinais de trânsito e nem os pedestres por isso é que acontece tantos acidentes e mortes em Juazeiro Do Norte.A violência no trânsito tem sido uma das causas do aumento de deficientes no Cariri, as ruas da nossa cidade estão muito emburacada, tem ruas que precisam de sinais de trânsito e asfalto e não tem,por isso causa muito conflito na nossa sociedade em si.

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  4. Alef Ramalho Rariza Pereira Cicero Walisson Arysson Wandré 1º b Polivalente16 de abril de 2009 às 12:42

    O Trânsito em Juazeiro do Norte

    A cada ano milhares de pessoas morrem vítimas de acidentes de trânsito envolvendo Álcool e Imprudências cometidas pelos motoristas. Estivemos na Rua Padre Cícero e podemos verificar que além de ter um trânsito bem movimentado essa rua não deixa de se tornar um perigo.
    Ruas esburacadas, acúmulo de lixos são fatores que contribuem para o aumento de acidentes, destacamos que os motoristas não respeitam a sinalização como é o caso de carros e motos ultrapassarem o sinal vermelho sendo uma grave infração.
    Rua Padre Cícero dentre outras ruas da nossa cidade também existem motoristas e pedestres que não obedecem às leis de trânsito aplicadas. Observamos que uma bicicleta quase foi sendo atropelada por uma moto que vinha no sentido contrário, não esquecendo dos motoristas que não respeitam o sinal e ultrapassam o sinal amarelo.
    Duas pessoas em uma moto sem capacetes um perigo imenso, cadê os guardas de trânsito nessa hora?
    Ultrapassagens bruscas entre um carro e outro foi outro fato que destacamos. Até os veículos de transportes coletivos cometem erros em determinadas circunstancias.
    Carro para em cima da faixa de pedestres, evitando a passagem dos mesmos e motos sem sinalização. NINGUÉM MERECE.
    Concluímos que na nossa cidade também existem infratores de trânsito e com a falta de guardas de trânsitos em diversos cruzamentos das mais variadas ruas de Juazeiro do Norte, podendo ser evitados se os agentes do Demutran fiscalizassem melhor as nossas ruas



    Alunos : Alef Ramalho 1º B
    Rariza Pereira 1º B
    Cicero Walisson 1º B
    Arysson Wandré 1º B

    POLIVALENTE MANHÃ ^^

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  5. - Entre os adolescentes de 15 a 19 anos que morreram no Brasil no ano 2002:
    14,8% acidentes de trânsito
    flagrante dCriança guiando trator na rodovia, uma família inteira numa moto, sendo apenas o motociclista com capacete, cavalos montados por jovem no meio de motos, carrocerias lotadas por pessoas e carga, falta do uso de capacetese insegurança no trânsito.
    Está se verificando o seguinte: os motoristas não estão obedecendo fielmente os sinais. Atravessam as ruas, geralmente, em disparada, sem reparar se o sinal está aberto ou fechado. Quando repreendidos alegam os mais injustificáveis motivos: "não havia ninguém esperando, estamos com pressa ou o sinal demora muito". Esta semana, um ônibus da empresa Autoviação Varzealegrense vinha descendo pela Rua Padre Cícero (contramão), congestionando imediatamente o tráfego por aquela artéria. Coisas como estas tendem a ocorrer em demasia, se as autoridades (do trânsito), no caso os inspetores da Guarda Estadual do Trânsito não tomarem medidas mais drásticas, multando ou intimando os infratores da lei. Quando por acaso alguns motoristas param diante do sinal vermelho, não o fazem com regularidade.o prefeito Santana, ficou decidido o início de uma campanha educacional junto aos motoristas de transportes alternativos.
    equipe:flávia tatiane lopes da silva
    gisele mendonça de alencar
    debora maiara de sá bezerra
    natalia ysraele de sá bezerra
    1ºc

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